Encosta do Moínho

Gralheira - Cinfães
Tel. 255 571 159
http://encostadomoinho.no.sapo.pt

 

 

     

 

FILOMENO SILVA DO J.N.
"AS NOSSAS TASQUINHAS"

 

 

Em pleno coração de Montemuro, numa das serras mais desconhecidas de Portugal, como escreve Amorim Girão, encontra-se uma das mais requintadas e típicas cozinhas portuguesas. "O Encosta do Moinho".Entrada do Restaurante

É seu proprietário Amadeu do Carmo Francisco, homem nado e criado na Gralheira, Cinfães. Além desta, muitas são as aldeias que salpicam. o vasto e esplendoroso planalto que se estende por uma área pertencente aos concelhos de Arouca; Castro Daire, Cinfães e Resende.

Outrora merceeiro, o "Costa do Moinho", na gíria popular, depois de um regresso das Áfricas onde fora combatente em Angola, resolveu investir numa estrutura mais funcional. Já antes procurava dar uma resposta eficiente no antigo café e mercearia que explorava. no coração da aldeia, onde os visitantes se deliciavam com a confecção das iguarias locais que o Ti Amadeu sempre tão bem soube fazer. A fama depressa correu. O estabelecimento existente no centro do lugar, não dava resposta às muitas solicitações que lhe eram dirigidas. Pensando maduramente, construiu um restaurante com linhas modernas. É hoje nesse restaurante, com capacidade para cerca de 180 pessoas, que todos os visitantes do "Encosta do Moinho" poderão deliciar-se com a mais genuína e característica cozinha regional portuguesa.

As matérias-primas empregues na confecção dos pratos – carne de porco – são de produção familiar, possuindo para o efeito uma estrutura própria capaz de poder responder às necessidades que o restaurante exige. O mesmo acontece com o gado bovino, dado que no restaurante só entra carne de bovinos autóctones, neste caso a raça arouquêsa.

Os legumes são igualmente produzidosSalão pelo proprietário do restaurante, que dispõe de uma horta contígua onde são cultivadas as várias espécies hortícolas que sé produzem na região e que fazem o acompanhamento de uma maioria substancial dos manjares. O mesmo acontece com a broa de milho, cujo cereal é moído em moinho da casa e a sua confecção em forno do restaurante.

A exploração do estabelecimento é feita em regime familiar. Além do proprietário e esposa, ajudam-no igualmente duas filhas e um genro. Aliás, como o próprio nos confidenciou, foi esta a solução encontrada para fixar a sua família num planalto belo e diferente, mas, simultaneamente, inóspito para o dia-a-dia.

EsplanadaÁ semana o restaurante raramente se encontra repleto. Todavia, ao Domingo a casa está sempre cheia. Se o leitor quiser, pois, visitar, ao Sábado ou Domingo, o "Encosta do Moinho", lembre-se de que só o poderá fazer se fizer marcação prévia (255 571 159).

A variedade de pratos é grande. Pela sua tipicidade tomamos a liberdade de lhe sugerir, sobretudo: "Cozido à Portuguesa" ; "Arroz de salpicão" : "Cabrito assado no forno' ; "Anho"; "Vitela à Arouquêsa" . Como entradas não , queremos deixar de lhe sugerir o presunto da casa, acompanhado com broa de milho.

Para chegar à Aldeia da Gralheira, poderá fazê-lo através da Estrada Nacional Castro Daire - Cinfães seguindo para o efeito a sinalização existente desta aldeia. Não queremos ainda deixar de lhe dizer que, a par desta preciosidade gastronómica", poderá, ainda, visitar um conjunto de valores naturais impares, como são muitas das aldeias primorosamente construídas em socalcos, circundadas por carvalhais de uma rara beleza, ou os monumentos arquitectónicos, que no sopé a desta elevação se encontram, entre os quais se destacam o Mosteiro de Carquere e a Ermida do Paiva também conhecido por Templo das Siglas.